Rolamentos Autocompensadores
Rolamentos Autocompensadores de Esferas
Os rolamentos autocompensadores de esferas têm duas carreiras de esferas, uma pista esférica comum no anel externo e duas ranhuras de pista profundas e ininterruptas no anel interno.
Eles estão disponíveis abertos ou vedados. Os Rolamentos Autocompensadores de Esferas são insensíveis aos desalinhamentos angulares do eixo em relação ao mancal, que podem ser causados, por exemplo, por deflexões do eixo.
Os rolamentos autocompensadores de esferas funcionam a maiores velocidades e a temperaturas inferiores que os rolamentos de rolos.
Com essas características, o resultado é uma excelente acomodação do desalinhamento, o menor atrito operacional entre os rolamentos e uma vida em serviço consideravelmente maior.
Rolamentos Autocompensadores de Rolos
Os rolamentos autocompensadores de rolos possuem duas carreiras de rolos com uma pista esférica comum no anel externo e duas pistas no anel interno inclinadas em um ângulo em relação ao eixo do rolamento.
O ponto central da esfera na pista do anel externo fica no eixo do rolamento. Portanto, os rolamentos são autocompensadores e insensíveis aos desalinhamentos do eixo em relação ao mancal, o que pode ser causado, por exemplo, por deflexões do eixo.
Os rolamentos autocompensadores de rolos são projetados para acomodar cargas radiais pesadas, assim como cargas axiais pesadas em ambas as direções.
O desempenho dos rolamentos autocompensadores de rolos não é determinado somente pelas classificações de carga e velocidade. Há vários outros fatores que contribuem para o desempenho do rolamento. O desempenho é influenciado em grande parte pela geometria dos rolos, pistas e gaiolas, pelo tratamento térmico durante a fabricação, assim como pelo acabamento superficial de todas as superfícies de contato.