RETENTORES
O retentor é um elemento de vedação com função de reter óleos, graxas, sujeiras e demais fluídos em um sistema com eixos. Protejem o sistema de uma contaminação que prejudique o trabalho da máquina. É composto por algumas peças específicas, que cumprem funções bem especiais em sua aplicação.
Abaixo estão descritos as partes que compõem um retentor:
-Vedação Principal
É a parte em contato com o eixo, retendo todos os fluídos de dentro do sistema.
Hoje em dia, em aplicações dinâmicas, os retentores podem ter nervuras especiais. Assim, proporcionam um efeito hidrodinâmico que pode ser comparado a um sistema de sucção, evitando a passagem dos fluídos.
-Vedação Auxiliar
Também conhecido como “lábio externo”, é responsável pela outra parte da vedação, a externa. Assim, evita que sujeira, óleos ou demais detritos contaminem a parte interna.
-Mola
Tem como principal função compensar a carga radial que o eixo recebe.
Ou seja, com o desgaste da borracha, a carga radial reduz. A mola é como um “backup”, garantindo a eficiência da vedação e mantendo a carga.
Carcaça
É a estrutura externa do retentor, possibilitando sua montagem no alojamento designado. Normalmente é feita de algum metal, como o aço.
-Costas
Apoio para variados dispositivos de montagem.
-Diâmetro Externo
Também pode ser de materiais ou revestimentos variados (com borracha, com metal, meio a meio, pintura emborrachada, entre outros). Se trata da interferência entre o retentor e uma superfície do alojamento.
Como pode perceber, cada retentor é uma peça em particular. Há também retentores para suportar altas temperaturas e aqui na MA Rolamentos você encontra o retentor para a sua necessidade. Os retentores considerados especiais são linhas bem específicas e muitas vezes é preciso ser feito sob medida.
Traga a sua demanda para a MA que solucionaremos para você.
Ainda ficou com dúvida?
Entre em contato com a loja mais próxima, estamos te esperando.